quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ateu x Religioso (sensato).

Diálogo fictício criado em prol da moralização social. =D

R
: mas se eu não acreditar em Deus, não há em que acreditar!
A: Claro que sim! Eu, por exemplo, acredito em mim, na minha capacidade. Acredito que um dia a humanidade se libertará desses valores milenares, acredito que posso haver paz no mundo, que a fome e a miséria serão erradicadas e que a ciência e o conhecimento prevalecerão!
R: Mas Deus criou o mundo com imperfeições para que nós soubessemos como foi difícil Sua vida.
A: Pois eu acho que isso foi muito egoísta de Vossa parte! Deixar seus "filhos" sofrerem para aprenderem na marra como as coisas são? Não podia ter nos "feito" já com a sabedoria necessária sem ter que nos fazr passar por isso?
R: Ele sabe o que faz!
A: E essa é sempre a resposta pra tudo! "Deus escreve certo em linhas tortas!" Haha.
R: Exatamente! :D
A: -_-'
A: Se Deus existe, por que então ele não nos dá alguma prova concreta, não sei, poderia aparecer aqui e a agora dar um oi e ir embora.
R: Ele é sábio demais para isso! Ele sabe o que faz!
A: Ah, é mesmo? ¬¬
(...)
A: Sabe, muita gente tem a errônea ideia de que os ateus são gente burra e ignorante - não poderia negar que acreditamos o mesmo de pessoas religiosas - mas, a verdade é que a maioria dos ateus conhecem as religiões - talvez até melhor que as pessoas que se dizem tão devotas - sabem que, por exemplo, a religião é uma "bengala" que as pessoas acham que precisam para se apoiar; e na verdade não precisam...
R: A sua ideia de que Deus não existe é baseada em que exatamente?
A: Basicamente na falta de provas!
R: Mas e a vida em si? É uma prova enorme.
A: A vida acontece aqui como acontece em muitos outros lugares do universo; na realidade é uma probabilidade matemática. Veja, digamos que exista 1 bilhão de planetas no nosso universo: muitos deles em condições ruins, muito longe de sua estrela (muito frio), muito perto (muito quente), mas AINDA ASSIM sobrariam mais de centenas de planetas onde o clima seria perfeito - mesmo que não exatamente o clima da Terra, mas ainda assim que abrigue vida. Minúscula que seja. E tudo evolui, a evolução também é uma prova gigantesca a favor do ateísmo!
A: Me ouça, eu e a amior parte da comunidade atéia não dizemos que Deus REALMENTE não existe; mas é QUASE COM CERTEZA que ele não existe. Se eu fosse um ateu que diz que "com certeza deus não existe" eu seria tão alienado quanto tu és dizendo que "deus com certeza existe". Então, até que me comprovem o contrário, eu serei ateu.
R: (...) Então, conseguiu plantar em mim a semente do questionamento! De agora em diante serei agnóstico!
A: Lembre-se que agnosticismo é o primeiro passo ao ateísmo, mesmo que ateus odeiem agnósticos.

fim.

(Como eu queria que todas as conversas que mencionam Deus acabassem tão bem quanto o meu diálogo!)


por: LDC.

3 comentários:

  1. Muito bom o texto. Só que vc colocou duas pessoas bem diferentes no diálogo: Um religioso idiota, com o perdão da palavra, contra um ateu com um bom raciocínio. Quando ocorre um diálogo entre um diálogo entre duas pessoas diferentes mas com a mesma capacidade de persuasão, é bem provavel que não haverá troca de idéias, nem um, nem outro aceita as idéias alheias. É tudo uma questão de opinião, porém, contudo, entretando (heheheh) a nossa opinião as vezes não importa no que se refere a verdades universais. Digo, sem Deus existir, ele existe independente da descrença daqueles que refutam sua existência. Assim, como o contrário, tb é fato.

    Não sou religioso, não sou ateu. Carrego a idéia da existência de Deus em mim, mas respeito quem duvida de sua existência, não fecho os olhos para opiniões alheias, pelo menos tento não fechar.

    Além disso, há coisas mais importantes do que provar ou não provar a existência de Deus, há coisas mais importantes do que descobrir como o mundo foi feito. Para ser um homem de bem e fazer o bem, tanto faz se é católico, budista, espirita ou ateu. Gostei do seu diálogo, mas prefiro diálogos sobre o amor, paz, reconciliação, enfim, essas coisas clichês, mas que de pouco ainda entendemos, por mais que estudemos as ciências e probabilidades do mundo...

    Um abraço, desculpe se me prolonguei demais...

    http://estevespensando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Entendo o seu ponto de vista, não foi minha intenção criticar...
    Tb sei o quanto é dificil dialogar com pessoas religiosas, bem como com pessoas céticas. Me sinto, meio que no meio de tudo isso, como se isso fosse uma competição, eu eu não tivesse time (aliás, n tenho, odeio futebol, mas isso não vem ao caso) hehe

    Se quiser conversar mais, fique a vontade pra me add no msn
    esteves_scs@hotmail.com

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Olá luiza,interessante seu ponto de vista tbm gostei de sua sinceridade e acredite Deus procura pessoas assim e não robôs programados para obedecer os outros ele procura pessoas sinceras pois só com essas ele pode provar seu amor.Com relação ao texto de fato muitas pessoas pensam assim,mas acreditar em Deus e tentar obedecê-lo é diferente de ser religioso,seguir a Deus é amar seu próximo só que fazer isso exige negarmos as nossas vontades,nosso ego,nossa natureza,etc...muitas pessoas dizem seguir a Deus mas não colocam em prática esse que é o único mandamento de Deus elas se tornam RELIGIOSAS,eu tbm me incluo nessa às vezes,não sou perfeito mas a dívida por esses erros já foi paga por outra pessoa(jesus)e a vontade de Deus é que nós vivamos com sinceridade tentando seguir esse mandamento com todas as nossas forças e isso só faz bem a nós mesmos(sim são poucos os que fazem isso mas são esses que veram a Deus literalmente).Não sou o dono da verdade ainda tenho muito a aprender de Deus mas afirmo com toda certeza o caminho para a felicidade é o amor(Deus).Perdão pelo texto um abraço....

    ResponderExcluir