terça-feira, 19 de abril de 2011

19 de Abril de 123.

Pessach (Passagem) seria o feriado pascoalino judaico. Por quê vim falar de páscoa aqui? Bem, pra quem não sabe o judaísmo existe há muito mais tempo que o catolicismo, e de onde a maior parte dos feriados/costumes católicos foram retirados. E isso traz, como de costume, a religião à tona.
O calendário ocidental é todo baseado no cristianismo, não dando espaço para as pessoas terem seus próprios costumes. Por exemplo, na minha casa é costume comermos peixe o ano todo, mas na sexta-feira "Santa" há todo aquele ritual de preparação e agradecimento que já se tornou parte da nossa rotina. Muitos, em sua maioria jovens, nem sabe o que é celebrado nesta data; para eles é só o dia em que se come peixe (Eu bem que prefiro assim, o dia do peixe!), logo o significado religioso vai se perdendo com o tempo mas ainda é muito marcante pra quem o conhece.
Somos obrigados o tempo todo a engolir a religião, querendo ou não. O Estado se diz laico mas a religião continua entranhada na rotina. Eu exijo um Estado laico de verdade! Quero comer carne vermelha na sexta-feira santa sem ninguém julgar que eu sou do Diabo. Eu exijo respeito! Se eu sou obrigada a conviver os rituais religiosos quero, no mínimo, respeito por não querer participar dessa alienação.

OBS: A data do título faz referência ao calendário de Nietzsche, o qual o ano 1 é dia 30 de setembro de 1888.

2 comentários:

  1. Sexta-feira Santa é um ótimo dia para ganhar descontos em churrascarias. Pelo menos aqui em São Paulo, quando fui, valeu a pena.

    ResponderExcluir
  2. Não sei como funciona aqui em Porto Alegre, pode ser que seja assim. Quem sabe tenha até prato especial de peixe.. nem duvido! Foda é que nem tem companhia! xD

    ResponderExcluir