quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Direitos humanos para humanos direitos.

Vi esse título em uma comunidade do Orkut e percebi o quanto eu mudei o meu pensamento e a minha opinião em relação à pena de morte, prisão perpétua e principalmente em relação ao Direito e advogados em geral. Minha atual opinião é que os advogados são muito mal instruídos socialmente, não tem noção que o ser humano não nasce naquela condição e não comete crimes por que é mau e apenas por que foi moldado pelo seu meio social desse jeito. Não digo que ele não merece ser punido, mas acho que devemos olhar para o ser humano que ele é, cheio de emoções, medos e sentimentos, como eu ou tu. Eu só acho que deveríamos olhar para os criminosos e tentar enxergar a história de vida da pessoa, os problemas que ela passou, a fome e o frio, a falta de dinheiro para sustentar a família... E mais, o uso das drogas é, geralmente, pra fugir dessa realidade sofrida. O curso de Direito deveria ser muito mais "Sociais"; deveriam estudar muita sociologia e antropologia, isso sim.

(...)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Stuff

Falta exatamente uma semana para irmos pra praia. Sério, eu não aguento mais esse calor de Porto Alegre. Se tudo correr como planejado, essa hora de quarta-feira que vem eu estarei dentro do mar numa vibe muito boa curtindo o sol. Aham!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Obs:

Dá pra notar em todos os meus posts que eu sou muito ruim em conclusões. Mel Dels. Me pergunto, assim, como consigo tirar tão boas notas na redação... o_o

Events.


Faltam oito dias para eu e minha família irmos pra praia. Não vejo a hora de estar na estrada, ouvindo música, vendo a paisagem passar mais devagar do que realmente passa, comer pastel com suco de laranja em algum bar de beira de estrada e esquecer um pouco de mim e de tudo que não deu certo, pensar só no mar e no sol... sou bem nostálgica, muito até. E quando eu viajo consigo, surpreendentemente, ficar mais ainda.
Logo após, quando eu estiver de volta à Porto Alegre, esperarei mais uma semana e meia para o início de tudo outra vez, cursinho... mais um ano. Foda.
E então em Abril irei ver o show do Maiden em Curitiba. Sério, eu estou muito ansiosa pra isso, imagino no quanto eu vou chorar e cantar e berrar e tremer. Eu só espero não passar mal. Mesmo.
That's it.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Nem melhor nem pior.

Geralmente eu sou bastante insegura, até mesmo sobre coisas que eu sei de cor e isso faz com que eu me atrapalhe nos pensamentos, confundindo teorias e esquecendo a fórmula mais básica que existe. Não sei se cheguei a esse ponto por duvidar de mais da minha capacidade, ou por sempre achar que a humildade é tudo e tentar não pensar que eu sei mais sobre um assunto que qualquer outra pessoa; na verdade eu fui ensinada assim mas hoje eu sei que eu preciso saber das qualidades e defeitos e sempre continuar estudando e aprendendo mais e mais.
Sempre tenho medo de falhar e é claro que não sou a única, e adimito que já falhei muitas vezes, com as pessoas, com os meus objetivos e até com os meus sentimentos; mas toda vez eu penso que eu posso ter mais uma chance...?
Minha última falha foi não passar no vestibular. Realmente me senti horrível. Sentia todos me julgando, muito egocêntrica e lamentei por semanas, chorei muito e percebi que não adianta... a fórmula é estudar e se dedicar e eu não me dediquei tanto quanto precisava e vi todos aqueles colegas de cursinho que se matavam estudando e não tinham mais vida social passarem. Fico feliz por eles, de verdade mas sempre vai ter uma pequena inveja. O sentimento de alcançar um objetivo que tu sempre quis fica bastante abstrato pra mim, eu não tenho a menor ideia de como é o sentimento de passar na segunda melhor universidade do país e uma das melhores 20 da américa latina. Imagino que seja muito bom mesmo. Mas não consigo absorver.
Como consequencia dessa falha, resurgem muitas dúvidas a respeito do que eu quero pra mim ou se isso é o certo. Sabem, eu "estudo" e pesquiso sobre astronomia e afins desde que eu tinha uns 9 anos, sempre me fascinei muito por isso, li livros, revistas, pesquiso no google e ainda tenho dúvidas. A maior delas é saber se eu vou ser competente no meu trabalho, se eu vou saber calcular o que preciso, se eu vou entender realmente a matéria. Eu não quero falhar de novo. Ainda mais falhar nisso. Aí, sempre me vem o pensamento de que se algumas pessoas conseguem, eu também posso conseguir... não sou melhor nem pior que ninguém; muitos testes de QI até dizem que eu sou acima da média... se é verdade eu não sei. Me agarro a uma grande inspiração pra mim, além dos meus pais, Albert Einstein faz parte da minha sede de continuar. Tenho muita inspiração nele, li algumas biografias e ele também não era um aluno exemplar e nem tirava boas notas (quero deixar claro que não pretendo me comparar com Einstein, mas espero ser um dia um pouco do que ele foi) e ainda assim se deu bem num ramo da física; além disso, ele era péssimo em matemática, precisava que a sua esposa calculasse para ele.
Desabafei demais aqui; acho que tava precisando mesmo. Nem vou reler. Azar.

.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

nada de mais nem de menos

" O mundo está uma bagunça, mas todos só acertam na vida. É claro que todo mundo faz bobagem, mas poucas pessoas têm coragem de dizer que erraram."
Li esse trecho em algum perfil alheio e captei alguma inspiração. Não sei bem pra quê assunto, mas eu sou assim - tenho a inspiração sem a ideia ou vice-versa. Acabei pensando nas novelas da Globo e em como retratam o mundo e as pessoas. Todos os mocinhos sempre se dão bem no final e as pessoas más sempre acabam infelizes. Uma visão de mundo bem unidimensional (não consigo lembrar a palavra certa que descreve esse tipo de visão). Como se pessoas fossem ou más ou boas e ponto, como se não houvesse algo de bom nas pessoas más e algo de ruim nas pessoas boas. Somos todos fragmentos movidos por emoções de momentos - algo muito mais complexo que qualquer um já conseguiu reproduzir.


(...)

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dois mil e onze.

Entrou o ano, passaram o Natal, o meu aniversário de 18 anos e a festa de Reveillon mas pra mim e para todos os vestibulandos o ano só começará realmente depois de 12.01 - último dia de provas do vestibular da UFRGS. Tô muito nervosa e ansiosa, tendo uma ambiguidade de sentimentos como o querer fazer a prova hoje mas ainda assim querendo mais algumas semanas de aulas preparatórias. Sinto-me muito melhor preparada para este vestibular do que o do ano passado, quando eu recém havia saído de uma escola pública e não tinha noção de muitos assuntos que vi ao longo deste ano (2010). Esse, portanto, é a última semana de aula do cursinho e o sentimento dos professores dizendo todos aqueles votos de boa sorte, que fomos a melhor turma do ano (yeah, right), toda aquela emoção se misturava a mim, deixando-me arrepiada, com saudades das aulas de cursinho (eu recomendo, e muito, ter essa experiência), saudade das peculiaridades de cada professor. Eu vou sentir muita falta mesmo! MAS espero não passar por isso de novo no "ano que vem"! :D
Então tá, amanhã tem aula e seguirei estudando até não haver mais tempo.

.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal.

Estou aqui em plena véspera de Natal suando pra pica nesse calor desagradável de Porto Alegre, querendo apresentar um natal diferente; um natal sem o significado religioso (que raramente hoje em dia é celebrado - ao menos publicamente) mas sim humano, sincero. Apesar desta data ter se iniciado como o suposto nascimento de Jesus e hoje ser celebrado como data comercial, devemos vê-lo como um momento de união da família, dos amigos, uma celebração à vida em si (isso sim é um bom motivo). Pode parecer bem clichê e banal o que eu posto hoje aqui mas no fundo sabemos que é verdade que a religiosidade não tem que vir primeiro (pra mim não tem nem que existir), temos que retirar a ideia incrustada de que religião traz moralidade.
Só isso por agora; quem sabe outro dia me aprofundo mais no assunto! ;)

E, como de costume, Feliz Natal pra todos.
(Always remember that YOU make yourown "destiny")

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bunker Ecológico




Em 2008 foi fundado o banco mais seguro do mundo em termos físicos. Situado bem perto do pólo Norte, no arquipélago norueguês Svalbard, este é o banco mais seguro do mundo, construido dentro de uma montanha a, mais ou menos, 400m acima do nível do mar. O objetivo é conservar o bem mais preciso que podemos precisar em caso de um apocalipse - sementes.
O "cofre" tem por objetivo conservar até 4,5 milhões de amostras de sementes e 2 bilhões de todas as espécies já cultivadas pelo homem. Esse patrimônio,mantido em segurança máxima, será protegido de catástrofes naturais e também de guerras nucleares.
O motivo da escolha deste lugar remoto não foi por acaso. Além da geologia e do clima ideal, Svalbard é longe o bastante para manter a segurança dos genes vegetais do planeta.
Mas há uma ressalva a ser notada, vegetais transgênicos não entram.
No frio que será mantido o banco, as sementes de trigo, cevada e ervilha podem sobreviver por até 10 mil anos.
Além disso, em caso de falta de energia, o permafrost do arquipélago nãodeixa as temperaturas se elevarem mais que -3,5 graus C, garantindo a sobrevivência das sementes por até 200 anos.
Elas só poderão ser usadas, porém, quando as cópias originais forem perdidas.